Descritivo dos Limites Estabelecidos em 1986
COM INÍCIOS E FINS DO RIO VERMELHO PELOS CANAIS DO TRÁFEGO DE VEÍCULOS
Cid Teixeira
Professor, historiador e escritor
Ex-morador do Rio Vermelho
Ubaldo Marques Porto Filho
Autor de livros sobre o Rio Vermelho
Morador do Rio Vermelho há 51 anos
Divisas com Ondina
- Pela orla, a partir do entroncamento com a Rua Manoel Rangel (frontal à Praia da Sereia e entrada para o Alto da Vila Matos), a Avenida Oceânica passa a pertencer ao Rio Vermelho.
- Internamente, a Avenida Anita Garibaldi passa a pertencer ao Rio Vermelho a partir do trecho localizado defronte ao Hospital Jorge Valente.
Divisas com Amaralina
- Pela Rua do Barro Vermelho, o Rio Vermelho termina no muro do antigo Quartel do Exército, atual Centro de Amaralina.
- Pela Rua Marquês de Monte Santo, o Rio Vermelho termina na Praça dos Capoeiristas, defronte ao supermercado Bompreço, construído na área da antiga Fábrica de Papel do Rio Vermelho.
- Para quem procede de Amaralina, o Rio Vermelho começa na confluência da Rua Osvaldo Cruz com a Rua Professora Natália Vinhais, defronte ao Posto Shell, onde fica o Conjunto Barão do Rio Vermelho. Como o próprio nome sugere, esse conjunto habitacional pertence ao bairro do Rio Vermelho.
Divisas com Santa Cruz e o Parque Florestal
- Pela Avenida Juracy Magalhães Júnior, o Rio Vermelho termina onde começa a área do Hospital Aliança, que utiliza como endereço o bairro do Rio Vermelho.
- Pela outra pista da Avenida Juracy Magalhães Júnior, para quem procede do Iguatemi, o Rio Vermelho começa na confluência com a Alameda dos Ypês, entrada para o Horto Florestal.
Divisas com Brotas
- Pela Rua Waldemar Falcão, no trecho da antiga Ladeira das Pedras ou do Cabuçu, o Rio Vermelho termina onde fica a segunda confluência com a Rua Estácio Gonzaga, limite da Chácara Lucaia, que pertenceu a Tarquínio Gonzaga e que desde 1972 integra o loteamento Parque Lucaia.
- Pela Avenida Vasco da Gama, o Rio Vermelho termina na garagem da Verdemar, empresa de transporte urbano, localizada imediatamente após o supermercado Bompreço.
Divisas com o Engenho Velho da Federação
- Pela Avenida Vasco da Gama, o Rio Vermelho começa a partir do Centro Comercial Santa Madalena, na confluência com a Rua Neide, entrada para a Baixa da Égua, no Engenho Velho da Federação.
- Pela Avenida Cardeal da Silva, o Rio Vermelho termina na confluência com a Travessa Assis, primeira entrada para o Engenho Velho da Federação.
Divisas com a Federação
- Pela Avenida Cardeal da Silva, o Rio Vermelho vai até a Rua Cel. José Galdino de Souza, antiga Ladeira de São João, que desemboca na Avenida Anita Garibaldi, na área da antiga Chácara do Pinheiro.
- Pela Avenida Anita Garibaldi, o Rio Vermelho termina no Hospital Jorge Valente, que utiliza como endereço o bairro do Rio Vermelho.
Salvador, 30 de agosto de 2009.
Publicado na Folha do Rio Vermelho,
página 3 da edição nº 7, dezembro 2009.